LOADING

Mandala das Emoções: Como Usar Para Aumentar o Foco e a Estabilidade Emocional

Mandala das Emoções: Como Usar Para Aumentar o Foco e a Estabilidade Emocional

by Holística Realista abril 29, 2017

Conheci a Mandala das Emoções durante um período difícil de 2016 de muito stress e mudanças, onde me vi totalmente esgotada e sem forças. Após uma intoxicação alimentar que terminou de acabar comigo (meu Pitta agravado!) me vi exausta, fraca, sem ânimo, vontade ou forças pra seguir a vida.

Aceitei então a consulta com a Dra. Li Hui Ling, Médica graduada pela UFPR e Acupunturista com formação na China, uma mulher que além de inteligentíssima com grande domínio científico, é também mística, altamente espiritualizada, sensível e conectada.

Além da Acupuntura focada em tratar meu sistema digestivo, Dra Li me receitou florais.
Mas o que realmente me marcou e que preciso ajudá-la a compartilhar com o mundo foi a sua Mandala das Emoções, uma terapia de sua criação já muito bem recebida desde a Unicamp até a Universidade de Oxford na Inglaterra.

Trata-se de uma combinação de pedras coloridas muito simples de usar, que quando posicionadas de uma determinada forma ativam um verdadeiro estado meditativo, um curativo emocional instantâneo. Fiquei muito impressionada com o efeito de algo tão simples e #realista que precisava divulgar.

O que é a Mandala das Emoções

É uma simples disposição de pedras coloridas (qualquer pedra, não precisa ser um cristal específico, aqui o que importa são as cores das pedras) das cores verde, vermelho, amarelo, branco e preto.

Cada disposição tem efeito sobre um tipo de emoção.

Essas cores simbolizam uma conexão com o universo:

  • A primavera é representada pela cor verde, com o brotar da planta
  • O verão pela cor vermelha, quente
  • O alto verão é amarelo, como a cor da terra que sugere a fertilidade, quando os frutos estão mais maduros e doces
  • O outono é da cor branca, pois há um resfriamento de temperatura
  • O preto do inverno frio e escuro e mais fechado

 

Desse modo formou-se o sistema de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, onde:

  • O verde está ligado ao sistema funcional do fígado
  • O vermelho ao coração
  • O amarelo ao baço/pâncreas
  • O branco ao pulmão
  • preto ao rim

 

Através das pedras com estas cores, somos guiados para uma conexão com nosso interior, despertando as possibilidades de auto-cura (resiliência), ou seja, de uma nova consciência, uma nova atitude diante das situações.

Este método trabalha com as emoções e suas transcendências:

  • Raiva e Ansiedade X Aceitação e Compreensão
    (essa disposição posiciona a pedra verde no centro: é esta Mandala que venho usando e que vou mostrar aqui)
  • Euforia e Fantasia X Compaixão e Fé
  • Preocupação X Gratidão
  • Tristeza X Alegria
  • Medo e Fobia X Paz e Confiança

 

Como Usar

Apenas disponha as pedras na ordem das cores considerando a direção em que você deita ou senta. Elas podem ser sobrepostas sobre o corpo, colocadas na sua frente enquanto sentada, ou ao seu redor.

No meu caso, até pelo meu perfil físico e emocional (conheça mais sobre esse temas nos posts), meu órgão de choque é o fígado e sistema digestivo, que carregam emoções de raiva e ansiedade (também atrelados aos meus Doshas Pitta e Vata).
Portanto a disposição usada por mim é com a pedra verde no centro, e o ideal é dispor as pedras sobre o abdômen quando estiver com indisposição mais intensa. A pedra vermelha que fica “para cima”, quando deitada, fica com direção ao pé, e a branca com direção à cabeça. As laterais, se rolarem por serem pedras grandes, podem ser colocadas nas laterais do corpo (neste exemplo, a amarela no lado direito e a preta no lado esquerdo).

Veja alguns exemplos:

Mandala das Emoções como usar em casa

Mandala das Emoções aplicada no dia-a-dia

 

Mandala das Emoções ao meu lado (fonte: Instagram @holisticarealista)

O efeito é de relaxamento, maior foco, dissipação das emoções nocivas e clareza mental. Não é necessário pensar em nada específico ou buscar o desapego a pensamentos que a meditação ensina. Se o pensamento ou sentimento que está incomodando vir à tona, deixe vir, fluir, mas perceba como vão aliviando e logo se acalma a mente e uma nova perspectiva se apresenta.

Veja neste vídeo a Dra Hui Ling Li explicar rapidamente esta disposição que mostrei acima:


Para maiores informações sobre a Mandala das Emoções, visite o site da Dra Li Hui Ling.
Espero que gostem dessa #dicarealista. Continuem seguindo o Blog para mais conteúdo como este, e não deixem de compartilhar a sua experiência!

 

 

Social Shares

Related Articles

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: