LOADING

O que é Energia Vital e como melhorar a sua para viver melhor: 6 passos realistas

O que é Energia Vital e como melhorar a sua para viver melhor: 6 passos realistas

by Holística Realista abril 13, 2017

Essa semana estou participando da Semana da Saúde que está sendo promovida pela Clínica Vidya em Curitiba e em São Paulo, uma clínica de medicina com foco em medicina holística, com direito a Ashram com práticas de Yoga, Hapkido, entre outros.

A palestra de ontem cobriu o tema Energia Vital, e foi ministrada pela Dra. Glaucia Barros, Pediatra, Homeopata e Acupunturista da Clínica Vidya.

Energia Vital

O interessante sobre a Energia Vital é entender do que se trata. Também conhecida como Prana (na medicina indiana), ou Chi (da medicina chinesa), ela é na verdade a energia que mantém a vida e todo o processo de manter o ser, é a grande força motriz que gera tudo no universo. Somos todos feitos dessa energia, pois tudo que está na terra é composto por átomos (componentes minúsculos que fazem parte de tudo que está na natureza), mesmo a mesa, a cadeira, as rochas, as plantas, os animais, nosso corpo, etc – veja mais sobre essa explicação também no meu vídeo do YouTube sobre Física Quântica. E o átomo está em constante movimento, mesmo os objetos estáticos também estão em movimento energético, e este transporta energia de um objeto ao outro (pessoas, e tudo no próprio universo!). O que faz esses átomos se movimentarem é ENERGIA. Essa energia é energia eletromagnética, pode ser medida com máquinas, fotografada, é real e física, não se trata de misticismo ou espiritualidade.

Vale lembrar que tudo que está no nosso corpo e fora, no universo, está constantemente em processo de transformação e renovação, decomposição e composição. Todas as nossas células e tudo da natureza se renova o tempo todo, tudo está sofrendo transformação e renovação. Citando alguns exemplos que a Dra Glaucia usou ontem, você sabia que as células do estômago se renovam a cada poucas horas? E a nossa pele é trocada (trocada!! pele novinha!) a cada poucos meses! Isso é porque tudo está nesse processo de decomposição e composição.

Me lembro de já ter conhecimento desse conceito, mas é muito fácil esquecer nos trancos do dia-a-dia. Acho fantástico lembrar disso sempre que sentimos que a situação presente não está ideal, pois sabendo que a transformação de tudo no universo é constante, por que a nossa, em todos os aspectos, não seria também? Só depende de nós ter maior consciência para “direcionar” essa energia vital para o caminho certo, o caminho que desejamos. Isso é um assunto bem presente nos trabalhos de Lei da Atração (como citados no livro e filme O Segredo e no tema saúde em particular, gosto muito do livro da Louise Hay – Você Pode Curar a Sua Vida, justamente nessa linha).

Por que então “ficamos velhos”?

Voltando à nossa Energia Vital no foco saúde – essa saúde física e mental (pois estão correlacionadas).
Se estamos sempre nos renovando, então por que “ficamos velhos”?

Quando somos concebidos, o embrião traz uma energia inata que vem da carga genética, e esta com o tempo vai sendo consumida. Este é o processo natural de “envelhecimento”. A redução da Energia Vital vai reduzindo a potência do funcionamento do nosso corpo físico, que por sua vez começa a apresentar desequilíbrios, cansaço e doenças, assim reduzindo a nossa energia para viver o dia-a-dia. Ao passo que “ficar velho” é inevitável, podemos extender e aumentar a tal Energia Vital para que esse processo seja mais lento e suave, ou seja, falando de forma #realista: para vivermos mais tempo e com melhor qualidade de vida (+ energia). Parece bacana, né?

O que mais ROUBA a nossa Energia Vital (em ordem de intensidade!):

  1. Fatores mentais e emocionais negativos (raiva, medo, mágoas) – sim, mais do que alimentação e estilo de vida! #terapiaminhagente
  2. Constituição energética (tendências aos desequilíbrios do seu biotipo, genética, etc)
  3. Estilo de vida (hábitos, falta de sono, atividade física, etc)
  4. Alimentação inadequada, qualidade da água e do ar, drogas, álcool, fumo, medicamentos químicos

O que GERA Energia Vital:

  1. Alimento
    • Esta é a maior fonte de Energia Vital, portanto a mais importante!
  2. Água
  3. Ar
    • A qualidade tanto do ar quanto da água também são importantes, mas #realisticamente podemos ter bom senso aqui e nos comprometermos a beber água e lembrar de respirar conscientemente por alguns minutos do dia (no banho, antes de dormir, ao acordar…)
  4. Pensamentos e impressões
    • Não só água, alimento e ar fazem o corpo funcionar, mas também pensamentos e impressões!

Como Aumentar a sua Energia Vital em 6 Passos Realistas

  1. Prefira consumir alimentos VIVOS, todos esses tem Energia Vital
    • Quais são esses alimentos? É simples: tudo que estraga e apodrece está vivo. Tudo que não estraga está morto. Mesmo o pão de marca industrializado e o leite em caixinha, estão mortos. O pão que o padeiro fez e fatiou estraga em poucos dias, o leite de saquinho que está na geladeira azeda rapidinho também. Estão vivos. Já sabe qual alimento está morto, né? Isso mesmo, os super processados. Se não der pra ficar sem aquela bolachinha de vem em quando, evite sempre que puder, faça escolhas baseadas nos alimentos VIVOS, ou substitua por cereais integrais que tem longevidade natural.
    • Não confunda energia vital com “energia” em forma calorias/carboidrato! No geral alimentos ricos em calorias e carboidratos (conhecidos como “energéticos” na cultura ocidental) na verdade roubam a energia vital.
  2. Mantenha-se hidratado com água de qualidade
    • Não vamos entrar na discussão de qual “marca” de água é melhor, por favor. Se a água encanada no estado onde você mora é potável, filtro de barro já é joinha e não fica gastando plástico –> #dicarealista #sustentavel
  3. Respire: com consciência! Invista em exercícios de respiração por alguns minutos do dia como o Pranayama
  4. Lidar com os sentimentos e emoções negativas:
    • Psicoterapia, análise e muitas técnicas e ferramentas que ajudam a aliviar as cargas emocionais negativas estão à nossa disposição, use-as! (muitas delas serão discutidas em mais detalhes aqui no Holística Realista)
    • Sentimentos negativos existem e sempre existirão, vivemos em um mundo de provações – escolha não alimentá-los! Como as plantas, os sentimentos que são “regados” crescem e florescem. Vamos regar os sentimentos positivos e deixar os negativos que roubam a nossa querida Energia Vital morrer por falta de água!
    • Já foi comprovado cientificamente que estados mentais e emocionais negativos reduzem os linfócitos T, os “soldados” da saúde do corpo que identificam e combatem as doenças
  5. Reduzir (eu diria eliminar, mas na minha opinião isso não é muito realista na nossa sociedade!) o consumo de álcool
  6. Não fumar nem usar drogas (bem realista, vamos lá, essa época já passou faz tempo!)

Bom, é isso.

Bastante informação para absorver, mas para resumir, senti que quanto mais informação, mais fácil na verdade fica de fazer pequenas escolhas no dia-a-dia para viver de forma mais holística, sempre realista.

Fique ligado para mais updates nas mídias sociais em tempo real das palestras da Semana da Saúde no Twitter, Facebook e Instagram, e também nos próximos posts!

Até a próxima, fique bem! (e lembre de respirar: agora)

Social Shares

Related Articles

2 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: