LOADING

Banho Relaxante Para Bebês

Banho Relaxante Para Bebês

by Holística Realista março 12, 2016

A #dicarealista dessa noite é bem rápida e eficaz! (Oba!)

Mas para contextualizar vou falar um pouco sobre onde ela entra no seu dia.

É bem difundido já que uma rotina consistente e previsível no dia do bebê é muito benéfico – o bebê se sente mais seguro, tranquilo e confiante sabendo o que vem em seguida, e isso também ajuda a rotina familiar a ficar menos caótica.

Uma prática que ajuda muito no sono dos bebês é ir diminuindo os estímulos visuais, sonoros e sensoriais em torno do bebê pelo menos uma hora antes do horário estipulado para colocá-lo para dormir. Isso deve ajudar ele a ir relaxando e “entrando no clima”.

Realisticamente, isso quer dizer: em torno de 1 hora antes de dormir, evitar televisão, som alto, muita bagunça e brincadeiras agitadas, etc.

 

Sugestões para a última hora acordada (oficialmente *rs*) do bebê

Aqui seriam atividades que acontecem durante o resto do dia, mas com mais suavidade

  • Brincar: evitando brinquedos barulhentos, cheio de luzinha, cornetas e afins, sem TV ligada
  • Música: pode ouvir no fundo em volume ameno, e não acredito que precise ser música de criança, pode ser música de adulto mas algo tranquilo e agradável (todo gênero de música tem canções mais calmas e outras mais agitadas).
  • Leitura: mesmo os bebês bem novinhos curtem ver as páginas lúdicas dos livrinhos e ouvir você contar as histórias. É relaxante e um super momento qualitativo com seu pequenininho.
  • Jantar: para bebês que já comem sólidos, curtir a comidinha e se sujar, pois logo vem o banhinho e escovação de dentes para arrematar

 

Sugestões para a última MEIA HORA acordada do bebê (se tudo der certo, amém!)

Aqui já é interessante entrar com o ritual batizado aqui em casa como “Partiu Naninha”

  • Luz: esse momento já pode acontecer no quartinho do bebê por exemplo, com uma luz mais baixa para não inibir a secreção da melatonina (hormônio que induz o sono restaurador)
    • Se quiser ir além, uma #dicaholística é agregar cromoterapia – os bebês são muito sensíveis portanto todas essas práticas holísticas tem mais força com eles. Basta uma lâmpada azul no abajur e você já está divando no universo da vibração energética das cores! (O ideal mesmo é escuro total, isso realmente ativa a produção de melatonina. Mas precisando de uma luz para enxergar onde você está pisando se precisar entrar no quarto do bebê, ou mesmo durante o processo de colocar para dormir, a lâmpada azul é a única que não inibe a melatonina.) – essas lâmpadas azuis são fáceis de achar, vende até na Etna na área de iluminação. Eu colei com fita dupla-face no forro embaixo do móvel trocador umas luzinhas LED da Etna que vão na tomada e tem um controlinho, tem várias cores ali para quem quiser investir mais na cromoterapia. Se não, pode colocar um pano azul sobre a cúpula do abajur, mas cuidado para não super aquecer e pegar fogo – sempre desligue antes de deixar o quarto!
  • Música: já pode ligar algo tipo musiquinha de ninar ou ruído branco (som de mar, mantras relaxantes) – essas coisas tem até no Spotify, nossos preferidos aqui em casa são todas do Rockabye Baby (versões de ninar de músicas dos Beatles, AC/DC, The Cure, The Smiths, etc) e MPBaby (versões de ninar de clássicos da MPB). Tem várias playlists lá de sono e mantras, uma chamada Sleep do próprio Spotify, por exemplo.
    • #dicarealista: só cuidado com as propagandas barulhentas do Spotify quando o bebê finalmente pega no sono! *rs* – ou paga a assinatura para não ter propaganda ou fica atento pra dar um mute bem na hora…
  • Massagem: não precisa ser especialista em shiatsu, mas vou citar um pouco a Shantala – uma massagem indiana deliciosa para bebês! Vejam nesse link um pouco mais de informações. Voltemos ao realismo – basicamente quando você for tirar a roupinha do bebê para dar o banho, você passa um olho gostosinho (como o da Granado, ou da Natura – que são nacionais, não testam em animais e tem bem menos conservantes químicos que a Johnson’s, Pom Pom, Dove e afins! – ou se quiser ostentar, o Óleo de Calêndula da Weleda é divino, mas é R$100 o vidro) e massageia o corpinho. Tem uns movimentos fáceis pra fazer nos bracinhos, pernas, rostinho, pézinhos, e em 5 minutos você curte um pouco seu bebêzinho, relaxando, ouvindo uma musiquinha a meia luz – nada mal, hein? Aqui em casa o marido faz isso enquanto eu preparo a banheira, que é o tema central do post de hoje…
  • Banho: chegamos no tema do post, tudo isso para dar a dica que era pra ser rápida! A dica é adicionar na água em temperatura morna e agradável gotinhas de óleo essencial de lavanda, que relaxam e deixam todo o ambiente com um cheirinho delicioso para encerrar os trabalhos.
    • O Óleo Essencial de Lavanda não é barato, mas é um dos mais nobres e tem muitos usos úteis, como já citei aqui no Blog, então vale a pena ter na sua caixinha holística.
    • Na banheira, além de relaxar, o bebê vai se beneficiar das propriedades cicatrizantes (se houver assaduras ou ameaça de sensibilidade na pele), digestivas (junto com a Camomila, é um aroma muito usado para aliviar cólicas), analgésica (desconforto do nascimento dos dentes, por exemplo), para citar apenas alguns
    • Uma alternativa legal à banheira é o balde, ou ofurô de bebês. O bebê fica mais imerso até o pescoço e ajuda muito a relaxar e aliviar cólicas. Nós usamos por bastante tempo, mas desde os 6 meses ela só queria ficar de pé no balde e não estava mais imersa, aí partimos para a banheira convencional onde ela fica meio deitada.

Óleos Essenciais são vendidos em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais (como Mundo Verde), e muitas vezes em lojas de produtos esotéricos que vendem incensos, velas, cristais etc.

 

Chá de Camomila

Outra dica relaxante para o banho dos bebês é dar banho em chá de camomila.
Ferva uma chaleira cheia de água e coloque vários saquinhos do chá. Deixe alguns minutos e jogue na banheira, aí é só misturar água fria para chegar na temperatura adequada.

Propriedades do Chá de Camomila:

  • RELAXANTE
  • Ajuda muito a aliviar CÓLICAS (muito comum no primeiro trimestre de vida do bebê)
  • É um excelente CICATRIZANTE, tiro e queda no tratamento de assaduras.
    • No caso de assaduras, depois do banho, deixe secar a parte assada do bumbum naturalmente sem enxugar (é mesmo melhor evitar atrito com a toalha), e uma vez seco, passar Maizena (amido de milho), que atua como um talco natural, sem perfume ou químicos e absorve qualquer resquício de umidade dando conforto ao bebê. Não precisa passar pomada. Tive apenas um incidente curto de assaduras com a minha filha, e o chá de camomila com a maizena solucionaram o problema em um dia.
    • O poder cicatrizante da camomila também é um ótimo tratamento de brotoejas na pele do bebê, assim como em fissuras no mamilo da mãe devido à pega incorreta na amamentação

 

Bom, é isso.

O chá dá um pouco mais de trabalho, mas as gotinhas de óleo de lavanda levam 2 segundos e agregam muito no bem-estar da família.
Da próxima vez que passar por uma loja da Mundo Verde no shopping, entre e leve um vidrinho pra casa. Vale a pena!

Bons sonhos pra todos nós…

 

 

Social Shares

Related Articles

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: