Deprecated: __autoload() is deprecated, use spl_autoload_register() instead in /customers/f/1/8/holisticarealista.com/httpd.www/wp-includes/compat.php on line 502 Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/f/1/8/holisticarealista.com/httpd.www/wp-content/plugins/newsletter/widget/standard.php on line 230 Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/f/1/8/holisticarealista.com/httpd.www/wp-content/plugins/newsletter/widget/minimal.php on line 99 Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/f/1/8/holisticarealista.com/httpd.www/wp-includes/pomo/translations.php on line 208 Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/f/1/8/holisticarealista.com/httpd.www/wp-includes/pomo/translations.php on line 208 Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/f/1/8/holisticarealista.com/httpd.www/wp-includes/pomo/translations.php on line 208 Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/f/1/8/holisticarealista.com/httpd.www/wp-includes/pomo/translations.php on line 208 Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/f/1/8/holisticarealista.com/httpd.www/wp-includes/pomo/translations.php on line 208 Deprecated: Function create_function() is deprecated in /customers/f/1/8/holisticarealista.com/httpd.www/wp-includes/pomo/translations.php on line 208 Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /customers/f/1/8/holisticarealista.com/httpd.www/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/core/class-vc-mapper.php on line 111 Você sabe o que é Ayurveda e o que são os Doshas?
LOADING

Você sabe o que é Ayurveda e o que são os Doshas?

Você sabe o que é Ayurveda e o que são os Doshas?

by Holística Realista abril 23, 2017

Durante a Semana da Saúde da Clínica Vidya semana passada (de onde escrevi também sobre esses outros temas vindos de lá – vem conferir!), a última palestra foi da Dra Glaucia Barros novamente, trazendo um pouco sobre a Ayurveda e os Doshas.

Adorei poder aprender um pouco mais sobre um assunto que trouxe tantos benefícios para a minha saúde e bem-estar já há vários anos.

É um tema extenso que merece vários posts por aqui, então nesse primeiro vou dar uma introdução para mostrar do que se trata, e iremos trabalhar mais #dicasrealistas aqui no Blog na sequência.

A Ayurveda, linha de medicina milenar indiana, parte do princípio que o ser humano é um microcosmo no universo, e assim como os cinco elementos influenciam a natureza, também influenciam o ser humano.

Esses 5 elementos são:

  • Água
  • Fogo
  • Éter (espaço)
  • Ar
  • Terra

Doshas

E o que são Doshas?

Os Doshas nada mais são que definições de “biotipos” segundo a Ayurveda. Conhecendo nossos Doshas temos mais consciência sobre nossas qualidades e forças, pontos fracos e deficiências. Com essa consciência, que também abrange nosso estado mental e emocional (como todas as linhas de medicina orientais), ganhamos ainda mais auto-conhecimento e ferramentas para vivermos melhor todos os dias.

Vale lembrar que para o desenvolvimento de uma terapia mais completa baseada nos seus Doshas, o ideal é realmente consultar com um terapeuta ayurvédico, mas isso não quer dizer que o resultado do seu teste online não seja capaz de lhe dar bons insights para começar.

Por que teste? Porque é assim que você descobre o seu Dosha, respondendo uma porção de perguntas sobre suas características, e o resultado deve lhe dar qual combinação dos Doshas você se enquadra no momento.

Descubra o seu Dosha aqui!

Temos então 3 Doshas: VATA, PITTA e KAPHA

Desses 3, 2 são frios e 1 é quente.

Voltando aos elementos:

  • Espaço e ar se unem e formam o Dosha VATA
  • Fogo e água se unem e formam o Dosha PITTA
  • Água e terra se unem e formam o Dosha KAPHA

 

VATA:

As pessoas de constituição Vata tendem a ser esquias, com constituição leve e magra, suas veias e tendões musculares são proeminentes e visíveis. Andam e falam rapidamente, são velozes na execução de atividades e esbanjam entusiasmo, vivacidade e imaginação.

São pessoas ativas, alertas, agitadas e criativas. Amam as constantes mudanças, são como o vento. São flexíveis, com poder de raciocínio forte, porém às vezes disperso.

Em desequilíbrio são irritadas e ansiosas, medrosas e cheias de dúvidas, podem pensar demais e preocupar-se excessivamente. Podem desenvolver quadros de inquietação, perda de peso, secura, prisão de ventre, artrose, doenças de coluna, colite, e síndrome bipolar. Em equilíbrio são alegres, auto-confiantes e criativos.

PITTA:

As pessoas de constituição Pitta normalmente são de estatura média, esbeltas, apresentando desenvolvimento muscular, peso e estrutura óssea moderados.

São inteligentes, objetivos, perspicazes, e costumam ser bom oradores. Têm uma capacidade de resolver rapidamente um problema. São ambiciosos e líderes carismáticos por natureza (quando centrados). Apreciam a prosperidade material e são propensos a uma situação financeira moderadamente confortável. As pessoas costumam achá-los exigentes, sarcásticos ou críticos.

Em desequilíbrio, tendem a ficarem zangados e irritados, promovendo quadros de azia, queimação abdominal, diarréia, agressividade, gastrite, gastroenterite, acne, enxaqueca e stress. Em equilíbrio são carismáticos, empreendedores e calorosos.

KAPHA:

As pessoas do tipo Kapha possuem bom desenvolvimento físico e muscular, com uma forte capacidade vital e vigor.

São pacientes, calmos e sempre bem dispostos. São rotineiros e sistemáticos, generosos e bondosos, e têm tendência a relações duradouras. São tolerantes, compreensíveis e amáveis, sempre se colocando no lugar do outro.

Quando em desequilíbrio, podem ter tendência à letargia, procrastinação, depressão e apego exagerado (à coisas, pessoas ou idéias). Podem apresentar quadros de congestão nasal, retenção de fluídos, colesterol elevado, diabetes e aumento de peso excessivo. Em equilíbrio, têm fibra, constância, tranquilidade e grande força e resistência física.

Normalmente somos uma combinação de 2 Doshas (com raras exceções de “tridoshas”, os que possuem os 3 Doshas em equilíbrio ou fortes expressões dos 3 em partes iguais). E a partir daí você irá considerar na sua alimentação, práticas físicas, massagens e outras terapias qualidades que apoiam ou equilibram essas características.

Receba sempre uma #dicarealista de como equilibrar o seu Dosha e viver melhor no dia-a-dia!

* indicates required

Por exemplo, no meu caso sou o tipo Pitta-Vata.

Fatalmente desde crianca, quando estou em desequilíbrio minha area de “choque” é o sistema digestivo: intoxicações alimentares, vômito, diarréia sempre fizeram parte da minha história. Brinco que literalmente em todo país que viajei conheci um hospital por ter precisado de soro após uma intoxicação alimentar local. Sempre fui conhecida pela personalidade “esquentadinha” e “brava”, características do fogo do meu Dosha principal Pitta, bastante atreladas também ao meu signo e ascendente de fogo Leão. Mesmo não praticando esportes de força, tenho estrutura atlética e com a exceção de uma fase na adolescência e na gravidez, sempre mantive um peso médio para magra. Sou de descendência clara, então minhas características de cor são pele e olhos claros (típicos também de Pitta), e cabelos castanhos claros com fundo bem avermelhado (que se nota no processo de descoloração do cabelo – ops, nada holística! rs).

Depois dos 20 e poucos anos percebo que adquiri características mais Vata, perdi peso, minha pele ficou mais seca, e desenvolvi mais inquietação que de costume.

Durante a gravidez senti o aspecto Kapha ficar bastante presente, este Dosha é ativado durante esse período pois ficamos muito ligados a encarnação, vida na terra, geração de vida, construção da matéria literalmente. Esse Dosha traz aumento de peso, retenção de líquidos, diminuiu muito minha velocidade (muito!) e despertou muito mais empatia em mim. Todas características que não eram naturais da minha personalidade.

Sabendo disso, sei que uma alimentação que proteja o fígado e fique longe de pimentas e alimentos picantes ou muito gordurosas me favorece, pois o Pitta já tem isso em excesso (pense que o fogo com água faz um vapor que deixa o ambiente úmido e “melado” = gorduroso e quente).

Alimentos frios e oleosos como o abacate ou o côco me fazem muito bem, apagam um pouco a queimação do meu estômago, passam como um bálsamo no meu trato digestivo com seus óleos frios e ricos, mas não me trazem gases como as nozes (que também tem óleos excelentes, mas que para minha natureza também Vata, geram muito ar). Esses óleos ajudam a lubrificar minhas articulações (que sofrem no inverno com o ar mais seco e frio quando meu Vata fica agravado dando dores nos joelhos ou nas mãos em forma de L.E.R.), e ajudam a hidratar minha pele seca do corpo, que conflita com o rosto e cabelos oleosos (herdados do Pitta).

Também sei intuitivamente e por tentativa e erro que a atividade física que mais me traz benefícios (apesar de sabermos que faz bem para todos!) é a Yoga, pois acalma a cólera do Pitta, me desacelera, me organiza a respiração maluca do Vata. Para outros Pitta-Vatas a natação pode ser muito agradável pois a água ajuda a equilibrar o fogo e a secura, mas eu pessoalmente tenho preguiça de piscinas! 😛

Deixo aqui uma reflexão genérica para despertar a sua curiosidade e considerar como respeitar a sua natureza pode te ajudar a ser a sua melhor versão. Não nos deixemos influenciar pelos padrões inatingíveis da mídia que prescrevem que todos devemos ser iguais, pois isso é absolutamente ridículo. Quando não aceitamos nossa natureza entregamos ao mundo um versão pobre e piorada de quem podemos ser. Não existe certo ou errado, bom ou ruim, existe apenas o que é, quem somos, e estamos aqui na Terra para contribuir positivamente dividindo o nosso talento, nossa presença única, e isso não é possível quando estamos em desequilíbrio ou tentando ser quem não somos.

E você, descobriu o seu Dosha? Como você busca o equilíbrio se conhecendo melhor? Conta pra gente!

Até a próxima, fique bem!

Social Shares

Related Articles

1 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: